Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ação marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

By WebMaster

Experiência tem o objetivo de constatar a falta de acessibilidade e as regras e normas a serem seguidas

Propor a vivência e a dificuldade que os deficientes físicos passam todos os dias no meio urbano estava entre os principais objetivos



Experiência tem o objetivo de constatar a falta de acessibilidade e as regras e normas a serem seguidas




Engenheiros, arquitetos e técnicos vivenciam as dificuldades das pessoas com deficiência



Vivenciar as dificuldades que diariamente são enfrentadas por pessoas com deficiência física. Essa foi à proposta dada aos engenheiros, arquitetos e técnicos da Prefeitura de Colombo, nesta quinta-feira, 03, data em que comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Durante a ação desenvolvida no Terminal do Maracanã, os técnicos sentiram na prática estas dificuldades. A intenção é desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência física, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin.


“A nossa proposta era que os técnicos, que estão no dia a dia destas obras, seja desenhando projetos ou na própria execução de uma construção ou pavimentação, vivenciassem as dificuldades que diariamente são enfrentadas por estas pessoas. E com isto, também pontuarmos a falta de acessibilidade e as regras e normas a serem seguidas”, exemplificou Tânia.


Durante a dinâmica, os profissionais que estavam com os olhos vendados ou sentados em cadeira de rodas, puderam observar que algumas estruturas não estão adequadas para atender estas necessidades. “É uma experiência que vale para todo mundo, se colocar no lugar do outro para saber como é”, disse o engenheiro Douglas Cristofari Vieira, que utilizou uma cadeira de rodas.


Para a técnica Elizabete Alzira Bontorin, que participou do ensaio com os olhos vendados, a ajuda de quem enxerga é muito importante. “É muito difícil, os sons todos os dias mudam. É uma experiência importante para sentir a dificuldade que eles enfrentam no dia a dia e o quanto é importante à ajuda daquelas que enxergam. E também que o ambiente esteja preparado”.


Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência e é importante que locais públicos sejam um ambiente seguro que possam atender essas pessoas permitindo que sejam o mais autossuficientes possível. Esta ação foi realizada pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação com a parceria da Associação de Pessoas Deficientes de Colombo – APEDEC e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.


Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: João Senechal/PMC


Via:: Prefeitura de Colombo



Ação marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário