Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Megaoperação “Curitiba Segura” da Polícia Militar cumpre mandados em hotéis da área central

By João Carlos Frigério



A Polícia Militar do Paraná cumpriu 12 mandados judiciais (três de apreensão de menores e nove de busca e apreensão) durante a manhã desta terça-feira (22/12) na região central de Curitiba (PR) – em três hotéis – e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – em residências de Colombo – durante a operação “Curitiba Segura”, desencadeada para desarticular grupos envolvidos com tráfico de drogas nestas regiões. Foram encaminhados cinco homens (sendo quatro a partir dos mandados e um por flagrante), além da apreensão de quatro adolescentes, de duas armas de fogo, drogas, dinheiro e outros objetos.


As ações da Polícia Militar foram apoiadas pela Vara de Adolescentes e pela Delegacia do Adolescente (DA) da Polícia Civil. Além das prisões e apreensões, a PM localizou uma tornozeleira eletrônica abandonada em um quarto de um dos hotéis (a Polícia Civil vai identificar a quem ela pertence), R$ 2.852,00 em dinheiro, 75g de maconha (em barra) celulares, relógios, correntes e anéis.


“É uma operação conjunta envolvendo todas as unidades da PM da capital, sob coordenação operacional do BOPE e com o levantamento de informações e trabalho de inteligência do 1º CRPM. O objetivo é coibir o tráfico de drogas, principalmente na região central próxima ao Terminal do Guadalupe, onde foram identificados algumas pessoas, entre elas adolescentes, que praticam o tráfico e usam quartos de hotéis para armazenar drogas e comercializar”, explicou o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.


Durante os últimos quatro meses, por meio de denúncias anônimas do 181-Narcodenúncia, a Agência Regional de Inteligência (ARI) do 1º CRPM, com apoio das unidades de área, levantou informações para descobrir os pontos de comércio, os líderes dos grupos e a forma de trabalho deles. Com a identificação dos suspeitos em mãos, foi solicitada à Vara de infância e Juventude e 2ª Vara Criminal a emissão dos mandados judiciais para desencadear a etapa final da operação.



A operação do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) foi coordenada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e teve a participação de todos os batalhões de área da capital (12º BPM, 13º BPM, 20º BPM e 23º BPM), por meio das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs) e radiopatrulha, além do Serviço de Inteligência dos CRPM e das unidades, da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).


“O tráfico tem várias artimanhas entre as quais está a de utilizar adolescentes para transportar as drogas, já que a reprimenda para os menores e bem inferior do que é aplicado aos adultos. Eles utilizam hotéis com grande rotatividade de frequentadores no centro da cidade para dificultar a ação da polícia, então uma das formas para identificar e prender os traficantes é por meio do serviço de inteligência”, explicou o Subcomandante do 12º Batalhão da PM, major Alex Erno Breunig.


No bairro Ana Terra em Colombo, os policiais militares do BOPE prenderam um homem com fortes indícios de ligação com facção criminosa, o qual mora em uma casa com sistema de monitoramento por câmeras e estava com uma arma de fogo no momento da abordagem (uma pistola). Ele foi encaminhado juntamente com a arma à Delegacia do Alto Maracanã.


O restante das prisões e apreensões foram feitas nos hotéis da área central, próximos ao Terminal Guadalupe, e foram encaminhados ao 1º Distrito da Polícia Civil. Numa das abordagens, uma equipe do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) prendeu três homens (dois de 20 e um de 25 anos) e apreenderam a maconha, o dinheiro, seis aparelhos celulares e cinco relógios. Posteriormente, os policiais militares acharam mais R$ 200 reais durante busca pessoal. Todos foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Neste hotel também foi encontrada a segunda arma, um revólver de calibre.38.


A AIFU também fiscalizou os estabelecimentos abordados e, dentre e as irregularidades constatadas, a maioria não possuía os documentos vinculados ao alvará de funcionamento. Em outro hotel da região central, a tornozeleira eletrônica foi apreendida pelas equipes policiais.


Márcia Santos


Via:: Bem Paraná



Megaoperação “Curitiba Segura” da Polícia Militar cumpre mandados em hotéis da área central

Nenhum comentário:

Postar um comentário