Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

História da imigração italiana é retratada em mural

By WebMaster

O ponto escolhido para receber a terceira obra de arte foi a Bilheteria do Parque Municipal da Uva.

Ao todo são três murais inseridos em pontos turísticos do município: No Pavilhão de Eventos e na Bilheteria do Parque Municipal da Uva, e também em frente ao Departamento de Turismo



O ponto escolhido para receber a terceira obra de arte foi a Bilheteria do Parque Municipal da Uva.




Ao todo são três murais inseridos em pontos turísticos do município.



As imagens retratam a história da imigração italiana no município.

As imagens retratam a história da imigração italiana no município.



A ação faz parte do Projeto “Imigrantes Italianos – Murais em Colombo”.

A ação faz parte do Projeto “Imigrantes Italianos – Murais em Colombo”.



Com o objetivo de ilustrar a cultura italiana de Colombo e embelezar ainda mais as belas paisagens do Circuito Italiano de Turismo Rural – foram implantados três murais. A ação faz parte do Projeto “Imigrantes Italianos – Murais em Colombo” – idealizado pela artista plástica colombense, Cintia Meri Stapassoli do Amaral.


Com o apoio da Prefeitura de Colombo por meio do Departamento de Turismo – o município acaba de inserir mais um mural. O ponto escolhido para receber a terceira obra de arte foi a Bilheteria do Parque Municipal da Uva – ponto turístico do município.


Vale lembrar, que o primeiro mural implantado, foi em 2015, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva e o segundo foi inserido neste ano – em frente ao Departamento de Turismo.


Com traços inspirados e adaptados em diferentes técnicas e estilos característicos de artistas influentes, como por exemplo, Tarsila do Amaral, Poty Lazzarotto, Juarez Machado e Bandeira de Mello, os três murais possuem um conjunto de imagens que retratam a história da imigração italiana no município por meio de gravuras estilizadas de cenas do cotidiano dos imigrantes, carregadas de poéticas e sentimentos.


Sobre a artista


Moradora de Colombo, a artista plástica, Cintia Meri Stapassoli do Amaral conta que a sua fonte de inspiração são às fotos históricas do município. Além de narrativas de sua própria vivência. “Meu objetivo principal é resgatar a história dos primeiros imigrantes colonos italianos no município de Colombo, contribuindo ainda para o embelezamento da cidade, com ambientes agradáveis e incremento ao turismo. Além disso, quero que todos tenham a oportunidade de apreciar uma imagem que é o resultado de uma pesquisa que contém toda uma poética dos primeiros colonos italianos no município”, conta. O projeto teve início em 2014, quando a artista desenvolveu uma pesquisa na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, sobre a cultura italiana em Colombo.


Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/ PMC


Via:: Pref de Colombo



História da imigração italiana é retratada em mural

Nenhum comentário:

Postar um comentário