Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Curitiba registra casos de tentativas de suicídio e jogo da “Baleia Azul” pode ter motivado

By admin


Na madrugada desta terça-feira (18), Curitiba registrou ao menos cinco ocorrências de tentativa de suicídio, de acordo com informações divulgadas pela prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as cinco pessoas envolvidas nos casos tinham entre 13 e 15 anos. Os adolescentes apresentaram sinais de ferimentos e de ingestão de medicamentos.


A faixa etária dos registros fez com que a prefeitura publicasse um alerta voltado aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes da capital, além dos profissionais da área de educação e saúde, para que eles tomem os devidos cuidados contra o chamado jogo da “Baleia Azul”, que possui como objetivo propor 50 desafios aos seus participantes, entre eles a tentativa de suicídio. Apesar da precaução, a Prefeitura também fez questão de afirmar que não há confirmação oficial sobre uma possível relação entre o jogo e as ocorrências atendidas na madrugada de ontem.


O secretário de Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, orientou os pais a conversarem com os filhos e prestarem atenção no comportamento dos adolescentes. Ele afirmou também que as famílias podem procurar os postos de saúde para conseguir ajuda.


Como Funciona
O desafio da “Baleia Azul” teria surgido na Rússia, em 2015, após uma série de mensagens consideradas falsas pelos especialistas no caso. A proposta do jogo é apresentar 50 desafios macabros aos participantes, envolvendo também a automutilação e a tentativa de suicídio. Atualmente, as mensagens são repassadas por meio de redes sociais, através de um grupo de organizadores chamados “curadores”. No Brasil, há pelo menos dois casos de mortes que podem ter sido motivadas pelo jogo, registradas em Mato Grosso e na Paraíba , além de uma tentativa de suicídio no Rio de Janeiro. As três situações seguem sob investigação policial.


Como se Comportar
Os pais devem ficar atentos à possíveis mudanças bruscas de comportamento dos jovens, o que pode significar uma situação com a qual eles não estão sabendo ligar. Isolamento e mudança no apetite, além da mudança da rotina, precisam ser observadas com maior atenção.


É recomendado também que os pais compartilhem projetos de vida e abram a possibilidade do diálogo com os adolescentes, tentando descobrir também se eles estão passando por algum problema ou se colocando em situações perigosas. É fundamental o acompanhamento da rotina e o diálogo sobre o futuro dos jovens.


Além dos pais, o ambiente de ensino no qual o adolescente está inserido também precisa incentivar o cuidado pela vida e evitar a disseminação do jogo em suas dependências.


Foto – PM/Divulgação


Via:: Jornal de Colombo



Curitiba registra casos de tentativas de suicídio e jogo da “Baleia Azul” pode ter motivado

Nenhum comentário:

Postar um comentário