Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pacientes são atendidos durante ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

By WebMaster

Ao total, 102 pacientes foram atendidos durante todo o sábado

Testes de glicemia, aferição da pressão arterial e avaliação do pé diabético foram realizados no sábado, (14), na Unidade de Saúde Moinho Velho



Ao total, 102 pacientes foram atendidos durante todo o sábado




O sábado, (14), foi dedicado ao combate à diabetes na Unidade de Saúde Moinho Velho, no bairro Roça Grande



Com os resultados, a equipe da unidade pode oferecer continuidade no tratamento

Com os resultados, a equipe da unidade pode oferecer continuidade no tratamento



O sábado, (14), foi dedicado ao combate à diabetes na Unidade de Saúde Moinho Velho, no bairro Roça Grande. Ao total, 102 pacientes foram atendidos. Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes – a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação para orientar e esclarecer a população sobre a doença.


A Prefeita de Colombo, Beti Pavin acompanhou a ação e falou sobre a importância da iniciativa. “Esse dia especifico, destinado ao combate à doença é importante para recordarmos que os cuidados com saúde devem ser constantes”, afirma.


Durante toda a manhã equipes da unidade realizaram aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, além da avaliação do pé diabético. Segundo a enfermeira e coordenadora da UBS, Suzana Rabelo alguns resultados foram surpreendentes. “90% dos pacientes avaliados já perderam a sensibilidade do pé, o que é muito preocupante já que esse é um sinal de alerta para quem tem diabetes”.


Com os resultados, a equipe da unidade pode oferecer continuidade no tratamento, como explica Suzana. “Agora, esses pacientes deverão fazer o controle adequado para que possam conviver da melhor maneira possível com a doença”, afirma.


Sobre o Dia Mundial do Diabetes


Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) a estimativa é que 12 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo que metade não sabe disso. E, é justamente para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de estar atento sobre a doença que foi criado o Dia Mundial do Diabetes.


O diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. “No entanto, para que a glicose possa entrar nas células, ela precisa da ajuda de outra substância, a insulina”, explica Suzana. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago.


Quando as pessoas se alimentam, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida.


Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Divulgação/PMC


Via:: Prefeitura de Colombo



Pacientes são atendidos durante ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário