Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2015

Prefeitura promove ação em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes

By WebMaster

Os profissionais de saúde orientarão a população sobre os cuidados para evitar a doença, e também informações sobre os pés diabéticos

A UBS Moinho Velho promoverá ação neste sábado, 14; Testes de glicemia, aferição da pressão arterial e avaliação do pé diabético serão realizados



Os profissionais de saúde orientarão a população sobre os cuidados para evitar a doença, e também informações sobre os pés diabéticos



Neste sábado, dia 14, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, e para lembrar sobre a importância da data, a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde organizou uma ação que será realizada entre das 8h às 12h, para promover esclarecimentos e orientações sobre a doença. Durante toda a manhã, equipes de vários setores desenvolverão atividades na Unidade Básica de Saúde Moinho Velho, no bairro Roça Grande.


Está previsto o atendimento a população: avaliação do pé diabético, aferição da glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A enfermeira e coordenadora da UBS, Suzana Rabelo afirma que o paciente portador da Diabetes Mellitus (DM) deve receber acompanhamento médico sem interrupções.


“A doença é crônica e requer muito cuidado. Na maioria dos casos a Diabetes Mellitus (DM) vem acompanhada da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Essas doenças podem ocasionar várias outras no indivíduo, entre elas a Úlcera Venosa em membros inferiores, causando muita dor, desconforto e gastos com tratamentos curativos e paliativos,” afirma.


Diabetes

O diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que se come é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.


Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. “No entanto, para que a glicose possa entrar nas células, ela precisa da ajuda de outra substância, a insulina”, explica a Suzana. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago.


Quando as pessoas se alimentam, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida.


Estes são os tipos existentes da doença: Diabetes do tipo 1, Diabetes do tipo 2 e Diabetes gestacional. No Tipo 1, o pâncreas passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.


O do tipo 2 é a forma mais comum do diabetes e está associada à velhice, obesidade, histórico da doença na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo.


O Diabetes gestacional é uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.


Serviço:

Dia Mundial do Diabetes

Data: 14 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Unidade de Saúde Moinho Velho

Endereço: Rua Capivari, 37

Telefone: (41)3663-6392


Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Divulgação/PMC


Via:: Prefeitura de Colombo



Prefeitura promove ação em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário